sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os Mitos e as Verdades do Yakult

Iogurte? Ou seria a nebulosa definição: bebida láctea? Leite azedo, talvez? Não! Ah, acabei de lembrar: é Fermentado. Isso. Leite Fermentado! Ainda assim não ajudou muito. Nenhumas destas opções servem para definir o que tem na verdade dentro dos frasquinhos, caixinhas e tubinhos misteriosos chamados de Leite Fermentado. Mas vamos lá, não podemos desistir! O AtormentandoNaWeb desta vez vai seguir a linha investigativa e tentar desvendar os mitos do Yakult, o Leite Fermentado com seus famosos lactobacilos vivos.

Então... Nem precisei sair às ruas perguntando as dúvidas em relação ao Yakult (vale lembrar que eles também fazem outros produtos, mas o leite fermentado é o mais lembrado) e aos demais leites fermentados. Mas consegui algumas informações que podem ajudar. A galera do SAC e da assessoria deram uma mãozona, na verdade!

- O que diabos é um leite fermentado?

Se você amigo leitor, pegar para ler a definição que tem no Ministério da Agricultura, você vai ficar louco e não vai te ajudar muito.  Vou te poupar o trabalho: leite fermentado é o resultado da mistura de algumas bactérias e outros ingredientes ao leite. Aí essas bactérias fermentam o leite, alteram o gosto e todo mundo fica feliz! Acho que nem preciso desenhar né?

- Leite fermentado é Iogurte?

Olha só, pelo que eu entendi, não é não! O processo que faz o iogurte é tipo o do leite fermentado. Mas eles usam outros fermentos (bactérias) que alteram o resultado: cor, sabor, consistência. Ufa! Tá técnico, mas tá fluindo.

- E esses lactobacilos vivos, que eles se gabam de ter os exclusivos, heróis da resistência, supermen do intestino, bam-bam-bans do mundo gástrico... O que são?

Nada mais que bactérias. Só que vindas do Japão! Fique tranquilo, não são nenhum dos Cavaleiros do Zodíaco, nem nada. O lance delas é que foram descobertas pelo Dr. Casei Shirota, aí foram chamadas de Lactobacillus casei Shirota e são, segundo eles, exclusivas da Yakult.

- E elas servem pra alguma coisa, além de gastar meu latim na forma de escrever?

Segundo o povo da Yakult servem sim. Elas são únicas e exclusivas e conseguem atravessar a acidez do estômago (consegue imaginar isso?) e ainda sim, depois de toda a aventura chegam vivas aos intestinos (é essa a parte boa?) para ajudar no equilíbrio do corpo. Bom pra você? Isso depois de ter mandado um KameHameHá (perdoe aqueles que não conhecem Dragon Ball, Z, GT, Extra G, PP...) e ajudar a destruir todos os resíduos e toxinas do corpo. Acho que estamos bem na explicação. Garçon desce mais uma!

- Existe alguma idade mínima para as crianças começarem a tomar o Yakult?

Os papais e as mamães (olha que fofinho!) devem ficar de olho para ver se as crianças tem alguma restrição ao consumo de leite e açúcar. Se tiver tudo certo e o doutor liberar, a partir dos 9 meses já pode tomar, experimentar: gostar ou cuspir na carinha do papai (mais fofinho ainda).

- Tomar mais de 1 frasquinho (80g) por dia pode fazer algum mal?

Nada! Fica tranquilo. De acordo com a galera da Yakult, apenas 1 frasco é suficiente para fazer efeito. Se tomar mais, não vai fazer mal, mas o efeito prometido também não será diferente.

- Já tentaram fazer um Yakult tamanho família? Embalagem com 1 ou 2 litros?

Infelizmente não! Galera, tá na hora de acordar pra cuspir. O sonho de abrir a geladeira e dar de cara com um Yakult enorme te esperando não vai acontecer. Para eles, a embalagem é uma forma de evitar o desperdício e, tem que consumir sempre gelado (média de 5°C) para que os pobres lactobacilos não morram.

- Dizem que os lactobacilos não sobreviveriam a tal embalagem gigante. Isto é verdade?

Não. E sem mais detalhes.

- Como chegaram até o característico sabor de leite azedo adoçado?

Desde que o nosso mestre japa ‘descobriu o Yakult’ o sabor continuou o mesmo em todos os países onde é vendido. E esse gosto é resultado do processo de fermentação. Quando perguntados sobre as críticas ao sabor e se já tentaram colocar sabores diferentes como o gênio do Chamyto, ou então a caixinha do Batavito enfim,... a galera nipônica só deu a seguinte resposta quanto às críticas ao sabor: assim como cada pessoa tem um paladar diferente, e rejeitam ou aceitam determinados alimentos, o mesmo acontece com nosso protagonista de hoje. Tá bom né?!

Missão cumprida! Ufa! Foi maneiro me aventurar pelo mundo dos, agora conhecidos, leites fermentados, saber mais sobre seus poderes, ou melhor, dos lactobacilos né... E lá se foi mais um tormento em 2011, o último do mês de janeiro. E nesse momento que o AtormentandoNaWeb completa 28 dias é que podemos ver a repercussão, a confiança das empresas em informar e entender a ideia deste blog e participar desta iniciativa que tem como objetivo atormentar, mas com responsabilidade e ouvindo sempre o outro lado. Um agradecimento especial a todos os leitores assíduos, com seus comentários inteligentes e interessantes, dando vida ao blog!

Aproveite os últimos dias das enquetes sobre o Achocolatado e sobre as decisões de compra. Em breve nosso blog vai começar a distribuir brindes, além de sorteios e promoções exclusivas! A enquete sobre Leite Fermentado também já está disponível pra você votar! Estamos aguardando seu tormento, crítica, sugestão, enfim... compartilhe aqui suas opiniões sobre os produtos e sugira novas marcas e produtos para serem atormentados!!!  

36 comentários:

  1. Lucas e seu leite fermentado rsrs, que não pode faltar em nenhuma geladeira neh? srsrs (só na minha que não entra) Não adianta, não rola química entre os lactobacilos e a minha pessoa rsrs. Adoreiiii!

    ResponderExcluir
  2. É numa hora destas que a Nestlé se contorce por não ter descoberto esses pokémons e ser obrigada a usar o gênio pra vender o Chamyto.
    Legal o Blog!
    Vou seguir!

    ResponderExcluir
  3. Legal este blog.
    Vou pensar duas vezes antes de dar Yakult pro meu filho antes dos nove meses..
    O que acontece se ele tomar antes?
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No máximo uma dorzinha de barriga e diarréia.

      Excluir
  4. Hummm, agora entendi tudo! Sempre tive curiosidade de entender porque não tem tamanho gigante do yakult, acho que é charme, hahaha!

    ResponderExcluir
  5. Sugiro comentar sobre o Trident, tradicional e gostoso chiclete, sem açucar (isso é muitoooooooo importante!!!!), porém, de um tempo pra cá fez uma embalagem com 10 chicletes que, depois que abre, deterre toda na bolsa...terrível! Tá na hora de reformularem!!! Desejo um bom post sobre isso!

    ResponderExcluir
  6. Ainda prefiro o Chamyto.. Mais barato. Td bem que o gosto não é a mesma coisa, mas...
    Quem não tem gato, caça com cão..

    ResponderExcluir
  7. Acho q não existe sabor igual ao do yakult. Ele com certeza é o mais saboroso.

    ResponderExcluir
  8. "O Lactobacillus sp é a espécie bacteriana predominante no meio vaginal, determinando pH ácido (3,8 a 4,5)"

    Minha professora de Microbiologia disse, então pesquisei.
    O azedinho (pH ácido) é graças aos Lactobacillus sp.

    Isso mudou sua vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Predominante no meio vaginal???? kkkkk

      Excluir
  9. Luana, é aconselhado o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação até os 6 meses, e após 6 meses o aleitamento materno pode ser mantido até os 2 anos junto com alimentos sólidos para estimular os dentinhos e nutrição. Qualquer leite, após 2 anos de idade, só serve como fonte de proteínas, gordura e cálcio, e é recomendado o uso de apenas 1 copo por dia. Algumas crianças antes do 9 meses sofrem uma intolerância à lactose temporária. Um sintoma clássico dessa intolerância é a perda de peso sem motivo aparente. Isso pode acontecer com o Yakult e com o leite de vaca. E um médico deve ser consultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas
      Na verdade a comunidade científica recomenda o aleitamento até os 2 anos ou mais.
      Quanto a esta restrição a um copo, ela não se aplica ao leite materno. Pode ser consumido livremente pois mesmo após os 2 anos fornece nutrientes interessantes e protege o equilíbrio intestinal.

      Excluir
  10. Experiência para se fazer em casa: Esquente 1 litro de leite Integral até ficar morno (não deixe ferver), adicione 1 pote de Yakult, cubra a mistura com um pano e espere 1 dia ou 2. Você terá provado que os Lactobacillus casei Shirota estão vivos, mas também terá provado que não são exclusivos da Yakult, pois agora você tem milhões dele em casa. Se desejar, você pode coar e adicionar mais leite para deixar os Lactobacillus mais nutridos, e maiores. Dizem que pode-se ver a olho nu depois de vários dias, mas não comprovei.

    ResponderExcluir
  11. Sério???
    Nossa, vou ter q comprar um Yakult pra fazer essa experiência. Ferver leite com yakult e ter todos os lactobacilos só pra mim!
    Legal esse blog!
    Vou ter que seguir..

    ResponderExcluir
  12. Yakult é uma parte bonita da minha infância!
    Época em que eu era uma transgressora e roubava leite fermentado da geladeira em desobediência à minha mãe.

    Mas não sei, 2 litros é muito, um potinho é uma dose suficiente... nem mais, nem menos.

    Eu já postei sobre esse assunto tb, aqui http://ezas1.blogspot.com/2009/10/wanted.html

    Beijo Lucas

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente não curto Yakult, ou qualquer outro tipo de bebida láctea ou será leite fermentado. Mas graças ao Blog e ao comentário do nosso amigo Jackson, descobrimos que os Lactobacillus sp não são exclusivos da Yakult, existe outra fonte comprovadamente 100% natural e muito mais gostosa que o Yakult.
    Voltando ao post, ficou muito bacana e bem informativo sobre os benefícios do Yakult na flora intestinal, e isso sem perder a essência do blog. Ainda bem que o Yakult ajuda a regularizar e normalizar a Flora, ainda mais hoje, que ela está casada e feliz com o Totó, quem sabe ela não volte a cantar "Beijinho doce" e pare de fazer maldades, não é?
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Lucas, muito bacana seu blog.
    É isso ai,vamos continuar ATORMENTANDO na web.
    Mas, que um Yakult geladinho é bom, isso é!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Poo, Lesk, eu amo os lactobacilos vivos *-*
    É tão emocionante comer um ser vivo e não matá-lo. Adoro imaginá-los felizes, brincando dentro de mim =D
    AAaaa, eu quero um brinde!
    Beijoo, saudade.

    ResponderExcluir
  16. Minha casa não falta leite fermentado! Nuunca vii minha geladeira é um depósito de leite ferementado, mas eu AMO *---*
    mtmtmtmt boom ;P

    ResponderExcluir
  17. amOoOo YAKULT... Muito boa sa informações, mais bem que a versão de 2 litros seria uma boa neh... lucraria muuuito mais pois os pequenos ja são meio carinhos imagine um 2L mais tenho certeza que não faltariam compradores... eu seria uma..rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  18. Gosto de Yakult, o tradicional é BEM melhor, ou seja, esse aí do Japa CASEY COM O SHIROTA! Bebo ou tomo ou degusto, sei lá, mas adoro o gostinho do leite fermentado. Mas sempre que ingiro (ingiro???) existe esse verbo aí? fico preocupado de que apareça, de repente e do nada, alguém querendo me redimir do erro, dizendo: "é só um por dia, porque faz mal tomar dez, assim como vc faz" aí eu fico puto e tomo mais dez rarara!

    ResponderExcluir
  19. no quefir de leite possui o lactobacilos. casey shirota

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que posso tomar a vontade, até agora, prazo de 20 minutos tomei uns 4 e pretendo tomar mais, é bom demais.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkk que post engraçado
    gostei muito ; parabéns *-----------*

    ResponderExcluir
  22. o potinho é pequeno pq é japonês! se é que vcs me entendem... kkkkk

    ResponderExcluir
  23. Epaminondas Honda(E.Honda)29 de agosto de 2013 08:45

    Muito interessante o BLOG!!!Luana AMAMENTE o seu filho até 1 ano.Depois... de YAKULT a ele(+-2anos).Quanto ao nosso amigo Antonio, não se sinta culpado por tomar uma overdose de leite fermentado.O máximo que vai te acontecer é uma diarréia foderosa PORÉM...isto pode acarretar em uma desidratação.Não insistam! Yakult em embalagem grande é gulodice.Aqui em casa é 1 por dia.Não é intere$$ante para o$ meu$ conterrâneo$$$$ uma embalagem maior.Sem mais E.Honda do Mortal Kombat :)

    ResponderExcluir
  24. amo yakult.É maraviroso né? agora preciso voltar ao trabario Pajero né?

    ResponderExcluir
  25. E.Honda deixa de se chato.Médicos recomendam mureres a tomar mais de 1 ao/dia né.E eu não sou exceção né.Fui no casamento do Casei com a sHIROTA foi maraviroso né.Algum fã de yakult brasirero que casa com uma japonesa legal?(hihihi).

    ResponderExcluir
  26. Edmond Honda (E.Honda verdadeiro)30 de agosto de 2013 16:17

    1-Sou do STREET FIGHTER!2- Ingiro está certo 3-Vanderlei, terás uma disenteria "brava".

    ResponderExcluir
  27. Tomo sempre ! Ótimo pra gente cagar ! E quando dá caganeira também é muito bom ! A gente solta aquele barro que é uma beleza ! Quer cagar gostoso ? Beba Yakult e seja feliz ! :-)

    ResponderExcluir
  28. Além do intestino, digestão é bom para quem tomar antibióticos por longo tempo, que eliminam as bactérias boas e ficamos a mercê das ruins e o Yacult coloniza com as bactérias boas.

    ResponderExcluir
  29. JA CINTO PINTO AQUI NO REGO, se nao for gozacao nao precisa nem yakut para cagra.

    ResponderExcluir